Só Existe Uma Maneira: Tornar o Chefe Produtivo e Eficaz.
Ainda estou para encontrar um funcionário que não diga: “Não tenho problemas para realizar meu trabalho. Mas o que faço para administrar meu chefe?”. Na realidade, é incrivelmente fácil: torne produtivas as qualidades do chefe.
Claro que isso não se faz bajulando o chefe. O funcionário eficaz aceita que seu chefe é humano (algo que os funcionários mais inteligentes nas suas tarefas não conseguem). Ele é humano e, portanto, tem seus defeitos além de suas qualidades. Realçar suas deficiências será tão frustrante e estúpido quanto realçar as deficiências de um colega do seu mesmo nível. O funcionário eficaz deve então perguntar: “O que o meu chefe consegue fazer muito bem? O que ele já fez muito bem? O que ele precisa de mim para ter um bom desempenho? O que ele precisa saber para aproveitar suas qualidades?”. O funcionário eficaz não se preocupa muito com o que o seu chefe não consegue fazer.
O funcionário eficaz também sabe que seu chefe, por ser humano, tem seus meios de ser eficaz e está sempre os aperfeiçoando.
Nós somos todos especialistas quando se trata dos outros, e conseguimos enxergá-los muito mais nitidamente do que eles próprios. Tornar o chefe eficaz é, portanto, algo relativamente fácil. Mas exige que se realcem os seus aspectos positivos e que se tornem suas deficiências irrelevantes. Poucas coisas tornam um funcionário tão eficaz quanto trabalhar em cima das qualidades de seu chefe. Poucas coisas fazem um funcionário crescer na empresa tão rápido quanto tornar o chefe produtivo e eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário