Só o Setor Social (ONG) pode criar o que precisamos agora: comunidades para cidadãos.
Civilizar a cidade será cada vez mais a principal prioridade em todos os paises, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras. Contudo, nem o governo nem as empresas podem providenciar as novas comunidades que cada grande cidade do país precisa.
Essa tarefa é das organizações não governamentais, não empresariais, sem fins lucrativos. Só o Setor Social pode criar o que precisamos agora, comunidades para os cidadãos – e especialmente para os profissionais do conhecimento, com um elevado nível de instrução, que dominam cada vez mais as sociedades desenvolvidas.
Uma das razões reside no fato de apenas as organizações sem fins lucrativos poderem fornecer a enorme diversidade de comunidades que precisamos – desde igrejas a associações profissionais, desde sindicatos a associações de bairro e até condomínios. As organizações sem fins lucrativos são também as únicas que podem satisfazer a segunda necessidade de uma comunidade operacional, a necessidade de uma verdadeira cidadania.
O século XX assistiu a um crescimento explosivo do governo e das empresas, especialmente nos grandes centros. O que o século XXI precisa é de um crescimento igualmente explosivo do setor social sem fins lucrativos na construção de comunidades no novo ambiente social dominante: a cidade.
SUGESTÃO: Eleja suas ONG’S favoritas e reflita como elas podem ajudar a criar novas comunidades. Crie ou participe de uma ONG objetivando melhorias em uma comunidade. Crie um site ou blog e exponha aquilo que você acredita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário