Estilos de Liderança: Permissivo, Aberto ou Compartilhado?
Peter Drucker dizia: qualquer estilo de liderança permissivo, aberto ou compartilhado requer responsabilidades adicionais e empenho, tanto do líder quanto dos subordinados, por dois motivos principais.
Primeiro motivo: a ênfase já não está mais na obediência ao líder, mas no desempenho, e obter um bom desempenho é muito mais complicado. Conclusão: os subordinados devem contribuir significativamente para a meta estabelecida pelo o líder, e a meta deve ser o desempenho máximo. O grande esforço adicional por parte dos lideres e subordinados deve gerar resultados positivos, ou o investimento, a energia e os riscos envolvidos terão sido em vão.
Segundo motivo: Drucker dizia que os lideres precisam cultivar o que chamava de “trabalhadores responsáveis”, e sugeria quatro maneiras para fazer isso: dá atenção à alocação de pessoal, exigir altos padrões de desempenho, fornecer aos trabalhadores as informações necessárias e incentivar visão gerencial. Conclusão: as pessoas não precisam ser administradas as pessoas precisam ser lideradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário