sábado, 30 de abril de 2011

ÉTICA

O que é ética pessoal? O que é ética empresarial? Qual é a ética da responsabilidade da venda? 

O axioma na tradição ocidental que defini o que é ética se baseia no seguinte: existe apenas um código de ética, o do comportamento individual, para os ricos e para os pobres, para os poderosos e para os submissos, de igual forma para todos. A ética, na tradição judaico-cristã, é a afirmação de que todos os homens e mulheres são criaturas semelhantes. Só existe uma ética, a que estabelece as normas da moralidade. Só existe um código, o do comportamento individual, por meio do qual se aplicam a todas as pessoas as mesmas normas.


É esse importante axioma que a ética para VENDAS nega. Por outras palavras, a ética para vender nem sequer é ética, na acepção que é dada a esse termo pelos filósofos e teólogos do Ocidente. A ética para vender parte do principio que, por alguma razão, as regras comuns da ética não se aplicam as VENDAS.

     Então o que é a ética nas VENDAS? A melhor resposta: <<É a Casuística>>, que tem de estabelecer um equilíbrio entre as exigências comuns da ética e a sua responsabilidade de vender para com a empresa. Cada colaborador, externo ou interno, deve considerar caso a caso e definir como proceder. Isto implica que as regras que definem aquilo que é ético para as pessoas comuns não se aplicam igualitariamente, se é que se aplicam, aqueles que detêm a responsabilidade pelas VENDAS. Para os responsáveis pelas VENDAS, portanto, a ética representará um cálculo de custo/beneficio que abarca as exigências da consciência individual e as exigências pela responsabilidade das VENDAS. Isto significa que os responsáveis pelas VENDAS estão isentos dos imperativos éticos, desde que seu comportamento seja defensável enquanto garantia de benefícios para outras pessoas. Existe sempre um choque dos colaboradores externos e internos quando se deparam com a devassidão do mercado de SACOS, causando paralisia na atuação ou ansiando moralizar imediatamente o mercado levando em consideração a ética. Deve-se sempre usar a ética casuística, analisando caso a caso, na certeza que dentre todas as outras opções somos a mais adequada que atende plenamente a necessidade do consumidor final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário