Tornar Produtivo o Trabalho Manual: O Trabalho do Conhecimento Inclui Operações Manuais que Requerem Engenharia de Produção.
Os princípios de Frederick Taylor soam enganosamente simples. O primeiro passo para tornar produtivo um trabalho manual é olhar a tarefa e analisar os movimentos que a caracterizam. O próximo passo é registrar cada movimento, o esforço físico que envolve e o tempo que demora. Os movimentos desnecessários são descartados. Cada um dos movimentos que ficam para obtenção do produto final é analisado para ser feito de maneira mais simples, da maneira mais fácil, da maneira que provoque menos desgaste físico e mental no operário, da maneira que exija o menor tempo possível.
A abordagem de Taylor vai continuar a ser o principio organizador em países, como o Brasil, onde o trabalho manual é o setor de crescimento da sociedade e da economia. Nos países desenvolvidos e numa pequena parcela das empresas brasileiras, o desafio já não consiste em tornar produtivo o trabalho manual. O desafio central é tornar produtivos os profissionais do conhecimento. Porém, há uma enorme quantidade de trabalho do conhecimento que inclui operações manuais que não podem simplesmente serem passadas para o computador. As operações manuais do trabalhador do conhecimento devem ser minuciosamente analisadas objetivando uma maior produtividade, requerendo maior conhecimento e visão gerencial de quem as realiza. A produtividade destas operações também requer Engenharia Industrial, nome pelo qual a metodologia de Taylor é agora conhecida.
Sugestão aos Colegas: aplique os princípios básicos da Engenharia Industrial no seu trabalho, analisando o misto de trabalho do conhecimento e trabalho manual que existem na sua função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário