A Natureza Fragmentada do Trabalho do Conhecimento.
O trabalho do conhecimento é especializado e, pelo fato de ser tão especializado, está profundamente fragmentado na maior parte das organizações. Gerir todas estas especialidades de forma eficaz constitui um grande desafio para as organizações baseadas no conhecimento.
O hospital moderno fornece um excelente exemplo das complexidades de gestão criadas pela fragmentação do trabalho do conhecimento. Numa reunião no Hospital da Restauração, Recife-Pe, sobre fornecimento do coletor tinha um comprador, uma enfermeira de padronização de produto, uma enfermeira responsável pela segurança no trabalho, duas pessoas da área administrativa além de nós da Rava. Cada pessoa do hospital era especifica para cada tarefa.
Um hospital com 275 a 300 leitos terá aproximadamente 3 mil pessoas a trabalhar para ele. Perto de metade serão profissionais do conhecimento, de um ou de outro tipo. Dois destes grupos, o das enfermeiras e dos especialistas nos departamentos administrativos, são bastante grandes, com várias centenas de pessoas cada. Mas ha cerca de 30 especialidades paramédicas: os fisioterapeutas e o pessoal do laboratório clínico; os profissionais da área da psiquiatria; os técnicos de oncologia; as pessoas que preparam os pacientes para cirurgia; os técnicos de ultrasom; os técnicos de cardiologia; e muitos, muitos mais técnicos. Gerir todas estas especialidades torna o hospital moderno na mais complexa das organizações modernas.
Esse é o ambiente onde temos que vender, lembrando que no Brasil a maioria dos hospitais são públicos, através de licitação que também tem sua complexidade. Esse mercado é para profissionais qualificados que devem manter essa qualificação constantemente.
Realmente Janderley, a administração de um grande hospital público é extremamente complexa e gigantesca, é onde temos - vendedores - que nos tornar-mos espécie de "funcionário público", marcando presença constante nesses hospitais públicos. Parabéns pela qualidade do texto.
ResponderExcluirGama