Que tipo de equipe deve ser formada?
Existe uma diferença entre produtividade do trabalhador manual e a produtividade do trabalhador do conhecimento. Em relação ao trabalhador do conhecimento é necessário decidir como deve ser organizado o trabalho, que tipo de equipe é apropriado para este tipo de trabalho e seu fluxo.
A maior parte do trabalho humano é realizada em equipe. Mesmo os artistas mais solitários, os escritores, os pintores, dependem de outros para seu trabalho ser eficaz – os eremitas são muito raros.
Fala-se muito em “criar trabalho de equipe”, o que é sempre mal compreendido. Parte-se do principio de que a organização existente não é uma organização de equipes, o que é completamente falso. Outra pressuposição é que existe somente um tipo de equipe, mas existem três tipos de equipes para realização do trabalho humano.
O primeiro tipo equipe pode ser exemplificado pelo grupo de médicos que opera um doente num hospital. Nesta equipe todos os jogadores jogam na equipe, mas não jogam como uma equipe. O anestesista não vai auxiliar a enfermeira ou o cirurgião, e vice-versa. Este tipo de equipe é ideal para tarefas repetitivas e para trabalhos cujas as regras são bem conhecidas.
O segundo tipo de equipe é a de futebol ou uma orquestra sinfônica, onde cada um coordena a sua parte com as dos outros elementos. Esta equipe precisa de um maestro ou de um treinador. A palavra do maestro ou do treinador é lei. É preciso muitos ensaios ou treinos para funcionar bem. Têm grande flexibilidade e pode se movimentar rapidamente se forem bem lideradas.
Finalizando, o ultimo tipo de equipe: as equipes de pares ou trincas, se estendendo no máximo a quatro elementos. Obrigatoriamente deve ser uma equipe pequena, onde seus membros ocupam uma posição mais “de preferência” do que “fixa”, “cobrindo-se uns aos outros”. Ajustam-se mutuamente aos pontos fracos e fortes de cada um.
Estes três tipos de equipes não podem ser mistos. As três equipes devem ser “puras”, não podem ser híbridas. E mudar de uma para a outra é extremamente difícil e doloroso. Estas alterações cortam com relações humanas antigas, estabelecidas e muito queridas. Contudo, qualquer alteração importante na natureza do trabalho, nas suas ferramentas, fluxos e produto final, podem exigir que a equipe seja alterada.
Isto é especialmente verdade no que toca às mudanças verificas no fluxo de informação.