domingo, 25 de dezembro de 2011

A FÉ

A Fé permite ao homem morrer, mas também o ajuda a viver.

        A filosofia das crenças totalitárias permite ao homem morrer. É perigoso subestimar o poder dessas filosofias; isto porque, em tempo de lamentação e sofrimento, de catástrofe e de horror, poder morrer é algo muito importante.
        Mesmo em tempos de turbulências poder morrer não é suficiente. A fé permite ao homem morrer, mas também o ajuda a viver. A é a crença de que em Deus, o impossível é possível, o tempo e a eternidade são unos e tanto a vida como a morte têm significado.
        A é o conhecimento de que o homem é uma criatura de Deus, não é autônomo, não é o mestre, não é o fim, não é o centro, mas é responsável e livre. É a aceitação de que a solidão existencial do homem é suplantada pela certeza de que Deus está sempre com o homem, mesmo <<na hora de nossa morte, amém>>.

Soren Kierkegaard

Soren Kierkegaard (1813-1855), filósofo e teólogo dinamarquês. No pensamento de Kierkegaard são básicas as noções de possibilidades e de escolha. Entre as possibilidades existenciais: a estética, a ética e a religiosa.
        
      Segundo Kierkegaard, a existência humana só é possível sob tensão: tensão entre os papéis simultâneos do Homem enquanto espirito individual e cidadão da sociedade.
        A desintegração do caráter racional da sociedade e da relação racional do indivíduo com a sociedade é a mais revolucionária característica dos tempos atuais.
        A sociedade tem de tornar possível ao Homem morrer sem desespero, isto se quiser que ele seja capaz de viver exclusivamente em sociedade. Só existe uma forma de o fazer: dando significado a vida individual. Se um indivíduo nada mais for que uma folha na árvore genealógica, uma célula no tecido social, então a sua morte não é realmente morte, é um processo de regeneração coletiva.
        O otimismo da existência humana em sociedade conduz diretamente ao desespero. Esse desespero só pode levar ao totalitarismo. A existência humana, sem desespero e sem tragédia é possível, trata-se de uma existência na Fé.
        A é a crença de que em Deus, o impossível é possível, o tempo e a eternidade são unos, e tanto a vida como a morte têm significado.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Soren Kierkegaard

Peter Drucker foi o filosofo da administração, não por escrever sobre algo vago, pois sempre buscou a realização antes de qualquer conceito ou teoria. Considerado o filosofo por seu conhecimento abrangente sobre diversos temas.

          Sempre busco segui-lo em suas indicações feitas nos livros sobre essa diversidade de assuntos, como os exemplos abaixo:

- Sobre LIDERANÇA Drucker citava Ciro, O Grande, como modelo dizendo que tudo sobre líder já havia sido dito a mais de dois mil anos.

- Sobre ADMINISTRAÇÃO Drucker falava da construção das pirâmides do Egito como modelo, dizendo que na história não tinha exemplo melhor.

- Sobre ARTE JAPONESA Drucker deu vários exemplos de artistas populares no Japão.

- Sobre exemplo de vida Drucker citava sua própria vó e escreveu um conto baseado na mesma.

De todos os assuntos existe um que busquei ler mais um pouco foi sobre Filosofia, onde Drucker cita o filosofo dinamarquês Soren Kierkegaard que viveu entre 1813 e 1855 que foi considerado o pai do existencialismo, escreveu bastante sobre religião e a realidade da sociedade em que viveu. Abaixo algumas frases do filosofo Soren Kierkegaard que nessa época do ano nos faz refletir mais sobre a vida:

“Sofrer, é só uma vez; vencer é para a eternidade.”

"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se."

“Acima de tudo, não perca seu desejo de prosseguir.”

“A fé é a mais elevada paixão de todos os homens.”

“A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora.”

“O infinito temor dum único perigo torna inexistentes todos os outros.”

 “A porta da felicidade abre só para o exterior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais.”

“A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive para diante.”

“Não há nada em que paire tanta sedução e maldição como num segredo.”

“O indivíduo, na sua angústia de não ser culpado, mas de passar por sê-lo, torna-se culpado.”

“Enganar-se a respeito da natureza do amor é a mais espantosa das perdas. É uma perda eterna, para a qual não existe compensação nem no tempo nem na eternidade: a privação mais horrorosa, que não é possível recuperar nem nesta vida... nem na futura!”

 “O povo pede o poder da palavra para compensar o poder de livre pensamento a que ele foge.”

“Têm vergonha de obedecer ao rei porque ele é rei - então, obedecem-lhe porque ele é inteligente.”

 “Ame profunda e apaixonadamente. Você pode sair ferido, mas essa é a única maneira de viver a vida completamente.”

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente."

 “Sem pecado, nada de sexualidade, e sem sexualidade, nada de História.”

“O casamento feliz é e continuará a ser a viagem de descoberta mais importante que o homem jamais poderá empreender.”

“O humorista, tal como a fera, anda sempre sozinho.”